quarta-feira, 11 de agosto de 2010

A incrível história do intrépido caçador de formigas e seu insólito fim

Tudo começou com uma brincadeira perversa quando ele era criança; usando lentes de aumento esturricava formigas desavisadas que cruzavam todos os dias o longo caminho entre o canteiro ocidental e seu formigueiro na borda sul. Entre seus amigos ele nem era considerado o mais cruel, já que as outras crianças se divertiam torturando gatos e outros animais maiores; no entanto, entre as formigas do formigueiro sul ele passou a ser conhecido como O Fogo do Céu, que ataca sem aviso ou clemência.

Já adolescente ele se deparou com o maior desafio de sua vida até então; enfrentou uma enorme tropa de saúvas vermelhas descalço em um terreno baldio e, apesar de todo picado, conseguiu exterminá-las todas. Sua fama se espalhava por vastas terras e diferentes espécies de formigas comentavam do terror - agora sem mais nomeá-lo -, cada uma de seu modo, cada uma em sua língua. Também entre as pessoas sua fama se alastrava: uma tia sua, por exemplo, ao saber de sua aptidão e gosto o convocou para acabar com a praga que se instalara em seu quintal - ou seria o seu quintal que se instalara sobre a praga? Não faz diferença, no final das contas...- oferecendo-lhe doces como forma de pagamento.

A essa altura o caçador de formigas já conhecia pesticidas mas não os utilizava por motivos éticos - seria o remédio a matar as formigas e não ele -, mas isso não significa que não utilizasse métodos genocidas. No quintal de sua tia, após rastrear os caminhos abertos pelas formigas no gramado, e através deles, descobrir o formigueiro em que se escondiam se decidiu por um ataque fulminante, e após regar o formigueiro com álcool ateou fogo no ninho da praga. (Era a primeira vez que utilizava essa método repetido em muitas outras oportunidades.) Para fizalizar seu serviço, cutucou o formigueiro com um galho para revelar em seu íntimo larvas indefesas e formigas operárias se revirando no fogo ardente.

Nesse e em muitos outros massacres promovidos pelo caçador de formigas utilizando fogo, a ira das formigas se ajuntou diante do horror de encontrar sua casa transformada em um inferno em brasa e cinza, e o que parecia improvável aconteceu; diferentes espécies de formigas formaram uma confederação buscando vingança e resistência contra o Inimigo.

Certo dia ao seguir um rastro deixado na mata de propósito pelas formigas, o caçador se encontrou em um pequeno vale, e viu surgir contra o sol, em seu entorno um exército formado por bilhões de formigas de todos os tamanhos, cores, e formatos. Lideradas pelas grandes formigas guerreiras conhecidas como Grilo Louco e Besouro Sentado a multidão de formigas avançou contra seu carrasco de outrora cobrindo cada milímetro de sua pele com dolorosas picadas. O caçador tombou, enorme, ao chão, causando estrondo e se debateu até não poder mais e finalmente silenciar. Sua pele foi tão picada que adquiriu uma textura rugosa e grossa, e também uma tonalidade escura, enquanto que as extremidades de seus membros fora devorada deixando de resto apenas pontas secas.

Até hoje pode ser visto por quem passa nesse sítio um tronco de árvore tombado no chão, cujos cotocos de galhos se assemelham a quatro membros humanos congelados enquanto se debatiam em agonia. Esse tronco é o que restou do caçador.

Um comentário:

Anônimo disse...

Eu não gosto de formigas. Mas acho que elas também não gostam de mim. E vivemos sempre muito longe uma da outra, pra evitar maiores conflitos.